Quais os 9 principais motivos para se afiliar ao sindicato?
Veja alguns motivos para se filiar ao Sindicato!


1. Garantia de respaldo jurídico

Uma das melhores maneiras que um sindicato tem para zelar efetivamente por seus filiados é por meio do respaldo jurídico que proporciona à sua categoria.

Seja em questões trabalhistas, negociações de litígios, representação profissional em negociação com setores governamentais ou privados, um sindicato sempre atuará na proteção do interesse daqueles a quem representa, assumindo a liderança em negociações coletivas.

Para isso, a sua atuação pode ser direcionada tanto para a orientação legal direta dos trabalhadores em casos específicos ou coletivamente para garantia de direitos adquiridos.

 

2. Acesso a descontos

Outra função importante recebida ao se associar ao sindicato é a manutenção de programas de convênios que visam proporcionar vantagens econômicas aos seus filiados e à categoria como um todo.

Esse é um item importante para ser levado em consideração, pois são benefícios que extrapolam o exercício da função ou da categoria propriamente dita, transpondo as vantagens sindicais para outros aspectos importantes da vida dos filiados, como em educação, saúde, lazer, alimentação etc.

São descontos permanentes ou temporários, promoções e demais ações pontuais que são promovidas de maneira constante em benefício dos filiados.

 

3. Oportunidades de cursos e treinamentos

O aprimoramento profissional a quem se associar ao sindicato pela correta atuação profissional da categoria como um todo é outra grande vantagem dessas associações.

Esses serviços são oferecidos de maneira gratuita e podem abordar desde temas mais técnicos, estritamente relacionados à profissão, até outros mais abrangentes e complementares que proporcionam melhor formação e bem-estar em outras áreas igualmente importantes, como saúde pessoal, aprendizado de idiomas ou motivacionais.

 

4. Fontes de informação

Na era da informação, o acesso a conteúdo de alta qualidade e em primeira mão representa vantagem competitiva para as empresas. Os sindicatos geralmente são as fontes primárias de informações sobre um setor, sendo referência para o conhecimento sobre tudo o que acontece em uma indústria.

Por meio deles é possível que os filiados acompanhem o desempenho do mercado e tenham fácil acesso aos principais indicadores setoriais, boletins informativos e demais estudos sobre temas do interesse da indústria, contando com sólidos subsídios para a tomada de decisões, no âmbito empresarial ou do trabalhador profissional.

 

5. Auxílio na luta pelos direitos do trabalhador

Seja por desconhecimento, seja na busca por acumular mais dinheiro, muitas empresas acabam tomando atitudes que prejudicam o trabalhador de alguma forma. Para evitar essas situações, além de lutar por regulamentos e leis que beneficiem a classe operária, o apoio aos sindicatos é muito importante.

Além disso, é possível buscar auxílio com os sindicatos para tirar dúvidas sobre seus direitos, bem como entender o que pode ou não fazer dentro da sua profissão para continuar em conformidade com a lei ou usá-la para reparar injustiças e atividades ilícitas.

 

6. Possibilidade de negociações coletivas

Os sindicatos também estão presentes em negociações coletivas em reivindicações dos servidores e funcionários públicos/privados, além de atuarem ativamente na pressão para aprovação de projetos de lei que beneficiem essas pessoas.

Além disso, as entidades que auxiliam os servidores conseguem ter um melhor diálogo com sindicatos que cuidam dos trabalhadores ou instituições de outros setores. Assim, é possível chegar a um consenso ou uma solução de conflito que seja benéfica para todos os lados.

 

7. Aumento da força da categoria

A união dos sindicatos e trabalhadores de determinada classe faz com que toda a categoria se fortaleça e seja mais organizada, já que poderão planejar melhor o que deve ser adicionado ou implementado na legislação atual para que se tenha uma profissão mais digna.

Não apenas a categoria é fortalecida externamente, mas os sindicatos também oferecem uma série de facilidades para empreendedores, como serviços de assessoria, oferecimento de workshops e palestras sobre a área de atuação, dentre outras.

 

8. Ganho de proteção

Em caso de algum problema trabalhista, é possível contar com o sindicato para ajudar a mediar a situação, fazendo com que a ação termine judicialmente favorável ao empreendedor, além de reduzir os seus custos com a ação.

Além do suporte frente aos órgãos de justiça e outros sindicatos, as associações também auxiliam financeiramente o empreendedor, custeando ônus, transporte e outras despesas que podem aparecer durante ou após a resolução de um trâmite legal.

 

9.  Possibilidade de integração e troca de experiências

Sendo membro de um sindicato, empresários e trabalhadores podem usufruir de uma rede de contatos de alto nível para assimilar insights e boas práticas às suas atividades. O network é composto, além de outros empresários, por federações de nível estadual e federal, universidades e outras instituições.

No caso de empresas sindicalizadas, ainda existe a possibilidade de compras coletivas e aumento do poder de negociação com fornecedores de insumos, gerando redução de custos. A integração dos sindicatos torna rápida a identificação de riscos e oportunidades potenciais, proporcionando aos filiados a melhora do ambiente de negócios.

Campanha salarial e a postura antissindical da secretária da Fazenda
A liberdade sindical exige atuação firme em face dos atos que a violam!