SINDIFAM aponta problemas estruturais em prédio da Sefaz e solicita reunião para iniciar negociação da Data Base 2024

Diante das denúncias feitas por contribuintes e servidores da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) relacionadas com a precariedade estrutural do prédio onde funciona o referido órgão, a Diretoria do SINDIFAM oficiou ao gabinete da secretária Giovanna Victer, acerca das recorrentes queixas sobre limpeza, segurança, conforto térmico e fornecimento de água potável (clique aqui). Representando os trabalhadores e trabalhadoras da Sefaz, o Sindicato apontou situações que merecem urgente atenção por parte da gestão municipal.

As condições precárias do prédio sede da Sefaz contrastam com a grandiosidade do trabalho fazendário indispensável para o fortalecimento da cidadania na capital baiana. Ocorrências de falta de itens de higiene como papel higiênico e papel toalha já viraram notícias na imprensa local. A situação fica ainda pior quando o fornecimento de água potável e de serviço é interrompido, causando transtornos diversos aos servidores, contribuintes e visitantes.

Em tempos de preocupação com o conforto térmico, quem utiliza as dependências do prédio da Sefaz sofre com a alta temperatura ambiente, sendo necessário em alguns andares superiores, a abertura de janelas para minimizar o desconforto. Nos pisos térreo e outros próximos, como não há acessos para ventilação natural que amenize o calor, as pessoas padecem enquanto estão no local. Segundo contribuintes que buscam serviços cotidianamente, o problema já perdura há mais de quinze dias sem qualquer solução.

Diante dos problemas expostos, a Diretoria do SINDIFAM colocou-se à disposição da Sefaz para dialogar acerca de soluções viáveis para diminuir ou acabar com as situações apontadas no ofício protocolado nesta sexta-feira (1º). No documento, a entidade solicita uma audiência com a titular da Secretaria, com a intenção clara de contribuir para sanar as condições desfavoráveis. "Apresentamos as demandas e estamos prontos para oferecer sugestões que possam ajudar a solucionar cada uma delas. Nosso papel é defender a dignidade dos trabalhadores e por consequente, dos contribuintes que buscam a Sefaz. Aguardaremos o convite do gabinete da Secretaria em resposta ao disposto no ofício ", disse o presidente do SINDIFAM, Maximiano Torres.

Campanha Salarial 2024 -  No mesmo ofício enviado ao gabinete, a Diretoria do SINDIFAM reafirma a legitimidade de representação dos servidores e servidoras do órgão, no intento de iniciar as tratativas da Campanha Salarial 2024. Na oportunidade, os representantes pretendem apresentar a pauta de reivindicações da categoria. "Esperamos que essa primeira reunião aconteça nos próximos dias. A nossa expectativa é de que possamos defender os itens reivindicados pelos colegas e que tenhamos uma negociação pautada pelo respeito institucional. Cabe salientar que buscamos a devida valorização pelo trabalho que fazemos para o crescimento da cidade e a constante afirmação da cidadania", finalizou Torres.

Ouvidoria da CMS - Os problemas apontados no ofício protocolado pelo SINDIFAM (clique aqui)  também foram reclamados na Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS) por cidadãos que utilizam o prédio sede da Sefaz. Por conta disso, o órgão do Legislativo municipal também cobrou providências ao gabinete da Secretaria. "solicitamos que a situação seja averiguada com a maior brevidade possível, a fim de garantir mais dignidade àqueles que trabalham nas dependências desta Secretaria", diz parte do texto enviado.

Servidores municipais fazendários realizarão manifestação para denunciar descaso e demora em aposentadorias na Sefaz